sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

As duvidas continuam...

Ainda não estava refeito da dura decisão entre comprar e alugar, e logo surge outra decisão complexa.


Vou morar numa moradia ou num apartamento???




Esta é uma questão que se impõe a todos.
Na realidade, nem sempre é uma decisão difícil, porque ás vezes nem sequer é uma decisão, uma vez que o orçamento não permite pensar em moradias, e o apartamento é a única saída.
Por vezes o preço não é problema, e o apartamento também tem motivos de atracção que levam a escolhe-lo em detrimento de uma vivenda.


Os dois tipos de habitação, como tudo na vida, tem vantagens e desvantagens, e quando economicamente as duas hipóteses são concorrentes, a duvida passa a ser somente pessoal.




Apartamento:




A vida num apartamento é mais cosmopolita, mais dinâmica, pois habitualmente os prédios estão inseridos em aglomerados habitacionais, em centros com grande actividade de serviços, onde se encontram restaurantes no virar da esquina, lojas, transportes e muitos outros.
A acessibilidade ao mundo é mais próxima, e tudo gira em torno dos prédios. 
Viver em altura é também agradável quando a vista é privilegiada. Um apartamento junto ao rio ou ao mar, ou até mesmo numa grande cidade ou centro histórico, permite fazer da janela um maravilhoso ecran de onde podemos tirar horas de prazer ao contempla-lo.


A escolha por viver num apartamento é determinantemente devido ao natural preço mais reduzido, mas também pela maior proximidade de tudo aquilo a nossa sociedade se habituou a dispor, todos os serviços indispensáveis ao nosso bem estar, estão logo ali pertinho de nós.




Moradia:




Viver numa moradia é para muitos um sonho e infelizmente nem sempre concretizável.
Uma moradia permite uma individualidade e privacidade impossível de obter num apartamento, e poder usufruir de uma zona exterior de lazer é crucial na escolha por este tipo de casa.
Viver numa moradia permite o sossego e a pacatez que dificilmente um apartamento pode oferecer, pois não há vizinhos acima nem abaixo, a entrada de casa não é partilhada por mais ninguém, e normalmente uma vivenda está localizada em bairros ou zonas mais afastadas de focos de movimento ou ruído.
A vivenda para alem da maior flexibilidade de organização das assoalhadas tem a enorme mais valia de ter um espaço onde se pode colocar uma piscina, um barbecue, uma horta, um jardim,oficina, uma zona de lazer, enfim, um espaço polivalente que engrandece a vivência em casa, e aumenta exponencialmente a qualidade de vida dos seus felizes moradores.


Em suma, a moradia permite maior privacidade e isolamento, e proporciona uma vivência mais rica da casa, pela criação de espaços dinâmicos que completam as necessidades de quem lá vive.  


Eu decidi pela moradia...



Sem comentários:

Enviar um comentário